
O jovem cantor Vinicius dos Santos, de 20 anos, natural do distrito de Mineirolândia, em Pedra Branca, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) enquanto se apresentava na sua cidade. O primeiro sinal surgiu cinco dias antes do episódio, quando ele sentiu dormência no braço e deixou o microfone cair durante uma apresentação. Após o AVC, em 25 de julho, Vinicius perdeu a fala e parte dos movimentos, iniciando uma intensa jornada de recuperação no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim. A história foi destaque em matéria divulgada hoje pelo g1.
A música, grande paixão do cantor, tornou-se também sua aliada na reabilitação. Durante 10 dias, ele utilizou o karaokê como parte do tratamento fonoaudiológico, que o ajudou a recuperar a fala. “Foi surpreendente, porque eu não acreditava que voltaria a cantar”, disse Vinicius, que agora se apresenta na Banda Forró do Amostradim, de Quixeramobim. Ele agradeceu à equipe do HRSC pelo apoio e dedicação, destacando o suporte recebido durante o processo.
Vinicius foi um dos 1.029 pacientes de AVC atendidos no HRSC em 2024 (até novembro), número que já supera todo o ano de 2023.
Entre os principais sintomas do AVC estão dormência ou fraqueza no rosto, braço ou perna, especialmente em um lado do corpo; dificuldade para falar ou compreender; perda de visão; e dor de cabeça intensa e repentina. Ao identificar esses sinais, procure imediatamente ajuda médica, pois o atendimento rápido é essencial para salvar vidas e reduzir sequelas.