
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 23, a Operação “Sem Desconto” para desarticular um esquema de fraudes no INSS que resultou em descontos indevidos de mensalidades sindicais em aposentadorias e pensões. A investigação identificou prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, com milhares de beneficiários alegando nunca terem autorizado as cobranças. Os descontos eram realizados com base em Acordos de Cooperação Técnica firmados entre o INSS e diversas entidades.
Entre os alvos da operação está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula. Embora não haja, até o momento, denúncia formal contra ele, documentos foram apreendidos na sede do sindicato, que foi descredenciado do INSS.
Como consequência da operação, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido do cargo. A ação envolveu mandados em 14 estados e no Distrito Federal, com bloqueio de bens e prisões temporárias, e levou o governo federal a suspender os acordos com todas as entidades investigadas.